quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A UM AMIGO QUE ADMIRO MUITO

Acho isso a sua cara : "Eu me contradigo ? Pois muito bem, eu me contradigo, Sou amplo, contenho multidões". (Walt Whitman)

Você que me sugeriu escrever esse blog (o que quase não tenho feito) me escreve hoje dizendo que nasceu no mesmo dia da minha homenageada! E 8 de Dezembro marca três coincidências na vida de Florbela:
8 de dezembro de 1894, data de seu nascimento;
8 de dezembro de 1914, data do seu primeiro casamento;
8 de dezembro de 1930, data da sua morte.

Para não dizer que não falei em Borboletas (juro que na próxima postagem explico sobre o tapete de urso) , vejamos:

1. Segundo a teoria da sincronicidade de Jung existe um principio de causalidade que liga acontecimentos que teem um significado similar pela sua coincidencia no tempo em vez da sua sequencialidade. Ele afirmou haver uma sincronicidade entre a mente e o mundo fenomenológico da percepção. Sincronicidade seria um principio explicatório; explica "coincidencias significativas" como uma borboleta entrar a voar num quarto quando o paciente descrevia um sonho com escaravelhos. O escaravelho é um simbolo do antigo Egito que simboliza o renascer. Portanto, o momento do inseto voador indica que o significado transcendental de quer o escaravelho no sonho, quer a borboleta no quarto, era que o paciente necessitava ser libertado do seu excessivo racionalismo!

2.Poderia o bater de asas de uma borboleta provocar um tornado no texas?
Teoria do caos: busca no aparente acaso uma ordem intrínseca determinada por leis precisas!

3. Seja lá como for amigo querido, coincidência ou não, sou grata por sua solidariedade e por poder fazer parte (espero) do seu círculo (impreciso?) de amizades.

Nenhum comentário: